menu

segunda-feira, 5 de maio de 2014

JORNAL ONLINE - PROF CAMILO DIAS





JORNAL ONLINE – PROF CAMILO DIAS 
1o Edição                           05 de maio de 2014 Boa Vista - RR










 

Abaixo encontra-se alguns vídeos interessantes. Divirtam-se!!!!

Vídeo - Funções Nitrogenadas e Halogenadas

Vídeo - Funções oxigenadas

Meio Ambiente
Os 3 Rs da Sustentabilidade 
Significado
Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida (reduzir gastos, economizar), além de favorecer o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente).
acessado em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/reduzir_reutilizar_reciclar.htm

Como Fazer Papel Reciclado?
vídeo - 1- como reciclar papel em casa
vídeo - 2- como reciclar papel em casa











A HISTÓRIA DO ALIMENTO

O documentário defende as pesquisas científicas e a engenharia genética envolvendo alimentos. Faz um retrospecto da produção agrícola para mostrar que há séculos, talvez há milênios, o homem já vem manipulando os alimentos para obter melhores produtos e maiores safras. Hoje a polêmica tem a ver com a manipulação dos genes. A partir do controverso tema ciência, tecnologia e sociedade, o trabalho proposto pelo professor de Biologia investiga o papel dos cientistas no desenvolvimento social.
acessado em:http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/ensino_medio/acervo/acervo_2009_a_historia_do_alimento.pdf

domingo, 27 de abril de 2014

SALA DE PROFESSOR

sala de professor

TV ESCOLA

Tv escola

SIGNIFICADO DE QUÍMICA DO AMOR

Significado de Química do amor

O que é Química do amor:

Química do amor são as reações que ocorrem nas pessoas, quando estas sentem afinidade por alguém. É uma sintonia, uma atração, que faz vibrar os pensamentos e os sentimentos de afeto e de carinho.

 

 

QUÍMICA NA SAÚDE

http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/saude/saude.html

LIVRO - QUÍMICA NA SAÚDE

Livro - Química na saúde

DIA DO QUÍMICO

No dia 18 de junho comemora-se o dia do Químico, cujas atividades consistem em realizar investigações, experiências e análises relacionadas a variados tipos de processos químicos, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida.
Na saúde, a química é aplicada desde as análises clínicas até materiais dos ambientes laboratoriais. Ela é utilizada na concepção de medicamentos e vacinas no combate das doenças e epidemias. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Pode-se afirmar que um médico não tem condições de receitar um medicamento sem os conhecimentos específicos da química. Definitivamente, a química é importantíssima na saúde.
Mas a atividade do químico não esta ligada somente aos medicamentos. O químico é responsável por desenvolver matérias-primas para a medicina. Boa parte dos materiais hospitalares e laboratoriais são de origem química, como por exemplo, as válvulas cardíacas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e embalagens para coleta e armazenamento de sangue.
Os principais equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos também são fabricados com matérias-primas químicas. A química esta presente em tudo, desde os materiais de limpeza, como os desinfetantes que combatem o risco de infecções, até os reagentes que aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica evidente que química é vida.

O QUE É QUÍMICA?

O que é química?

   Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, nossas emoções ou nossas ações, o que está ocorrendo é química.
    A química está presente em todos os seres vivos. O corpo humano, por exemplo, é uma grande usina química. Reações químicas ocorrem a cada segundo para que o ser humano possa continuar vivo. Quando não há mais química, não há mais vida.
    Há muitos séculos, o homem começou a estudar os fenômenos químicos. Os alquimistas podiam estar buscando a transmutação de metais. Outros buscavam o elixir da longa vida. Mas o fato é que, ao misturarem extratos de plantas e substâncias retiradas de animais, nossos primeiros químicos também já estavam procurando encontrar poções que curassem doenças ou pelo menos aliviassem as dores dos pobres mortais. Com seus experimentos, eles davam início a uma ciência que amplia constantemente os horizontes do homem. Com o tempo, foram sendo descobertos novos produtos, novas aplicações,  novas substâncias. O homem foi aprendendo a sintetizar elementos presentes na natureza, a desenvolver novas moléculas, a modificar a composição de materiais. A química foi se tornando mais e mais importante até ter uma presença tão grande em nosso dia-a-dia, que nós nem nos damos mais conta do que é ou não é química.

QUÍMICA E SAÚDE

A Saúde é um bem precioso para o Homem. A Sociedade, tal como cada um de nós, investe grandes recursos para garantir a Saúde e bem-estar, seja na sua prevenção, correção ou manutenção. A Química sempre desempenhou um papel central nesse esforço, desde o tempo das poções mágicas e das mezinhas, dos curandeiros e sacerdotes das tribos, até hoje quando o conhecimento acompanha e dirige a ação do Homem. A Química tem tido uma participação essencial na melhoria da Saúde Humana ao longo dos tempos, mesmo quando a sua presença não é perceptível. Ela participa nas diversas fases da Saúde, desde a prevenção (desde a simples desinfecção e limpeza), ao diagnóstico, à manutenção e ao tratamento das diversas patologias, com o uso de fármacos.

terça-feira, 8 de abril de 2014

HIDROCARBONETOS

acessado em http://www.youtube.com hidrocarbonetos

VIDEO - HIDROCARBONETOS

hidrocarbonetos - divirtam-se

HIDROCARBONETOS



Funções orgânicas e suas nomenclaturas
Hidrocarbonetos – são todos os compostos formados unicamente por carbono e hidrogênio. Os hidrocarbonetos possuem a seguinte formula geral
CxHy
 NOMENCLATURA ( IUPAC)
A nomenclatura oficial leva em consideração o número de carbonos, os tipos de ligação entre eles e a função a que pertencem. Assim, o nome de uma cadeia aberta normal, por exemplo, é constituído de três partes: um prefixo, um nome intermediário e um sufixo.
# Prefixo - indica o número de átomos de carbono presentes na cadeia.

1C = MET
 7C = HEPT
2C = ET
 8C = OCT
3C = PROP
9C = NON
4C BUT
10C = DEC
5C = PENT
11C = UNDEC
6C = HEX
12 = DODEC
 # Intermediário - indica o tipo de ligação que ocorre entre os carbonos.
Só ligações simples an
uma ligações duplas en
duas ligações duplas  adien
uma ligação tripla adiin
uma dupla e uma tripla  enin
# Sufixo - indica a função química. Para os compostos pertencentes a função hidrocarboneto, o sufixo é: o. Exemplo:
1) Alcanos ou parafinas
As parafinas são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, todas as suas ligações são simples. Sua fórmula geral é CnH2n+2, onde n é o número de carbonos que os compõem, e têm suas cadeias abertas lineares ou ramificadas. Encontrados no petróleo, não são solúveis em água e podem se apresentar nos três estados, conforme o número de carbonos. 


Prefixo – n° de carbonos = 1C - MET
Intermediário - ligações ® apenas simples – AN


Conhecendo - se o nome de um alcano, é possível determinar suas fórmulas estrutural e molecular. Ex.:
Pentano
Pent = 5 carbonos
An  = só ligações simples entre carbonos
O = hidrocarbonetos - isso significa que as valências do carbono são completadas por hidrogênio (H). Que podem ser representadas por:
 


 Note que o número de hidrogênio é sempre igual ao dobro do número de carbonos, acrescidos de duas unidades, ou seja, para n carbonos, o número de hidrogênio será 2n + 2. Assim, a fórmula geral dos alcanos é:
Fórmula geral CnH2n + 2
.2) Alcenos
Os alcenos, também chamados hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, são os hidrocarbonetos que apresentam cadeia aberta e insaturada, com uma única dupla ligação. Exemplo:

Obs.: a quantidade de hidrogênio é o dobro da quantidade de carbono. Logo, a fórmula geral dos carbonos é :
Fórmula geral CnH2n
2a. O eteno
É o mais simples dos alcenos e dá nome a toda a série. A molécula é plana. O eteno, também conhecido como etileno, é usado no processo de amadurecimento das frutas.


3) Alcadienos:
Os alcadienos, também chamados diolefinas ou dienos, são os hidrocarbonetos que apresentam  cadeia aberta e insaturada, com duas ligações duplas . Exemplos:


 Fórmula geral dos alcadienos CnH2n – 2
4) Alcinos:
Os alcinos, também chamados hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos, são os hidrocarbonetos que apresentam cadeia aberta e insaturada, com uma única tripla ligação. Exemplos:



Fórmula geral dos alcinos CnH2n – 2
5) Ciclanos:
Os ciclanos, também chamados cicloalcanos ou cicloparafinas, são os hidrocarbonetos que apresentam cadeia cíclica ou mista e saturada.Exemplos:
                        Fórmula geral dos ciclanos CnH2n
 
6) Ciclenos:
s ciclenos, também chamados cicloalcenos ou ciclolefinas, são os hidrocarbonetos que apresentam cadeia cíclica ou mista insaturada, com uma única dupla ligação no ciclo. Exemplo:

 Fórmula geral CnH2n
7) Aromáticos:
Os aromáticos são os hidrocarbonetos que apresentam na cadeia um anel benzênico ou mais. Exemplo:


 

Obs.: não é possível estabelecer uma fórmula geral que englobe todos os hidrocarbonetos aromáticos. Entretanto, considerando apenas aqueles que apresentam um único anel benzênico e cadeia lateral saturada, a quantidade de hidrogênio é igual ao dobro da quantidade de carbono, menos 6.
                                                  Fórmula geral CnH2n – 6

EXERCÍCIO DE QUÍMICA

1.    Escrever as fórmulas eletrônica e estrutural do composto que apresenta fórmula molecular C2H5N, sabendo que o nitrogênio constitui um heteroátomo.
 

2.     substância responsável pelo aroma característico da maça verde pode ser representada por:
 a) Quantos hidrogênios completam corretamente essa molécula?

b) Escreva suas fórmulas estruturais simplificadas e a fórmula molecular.

 c) Classifique os carbonos presentes na estrutura.

3.    Dadas às fórmulas moleculares, construa as estruturais e classifique os hidrocarbonetos em alcanos, alcenos ou alcinos:

a) C5H10                    b) C7H12             c) C6H14                  d) C10H18     e) C11H22            f) C12H22            g) C8H18         h) C9H16  

4.    Existem dois compostos orgânicos de fórmula molecular C2H6O. Escreva as fórmulas eletrônica e estrutural de cada um deles, sabendo que a cadeia eletrônica de um deles apresenta o oxigênio como heteroátomo.

 
5.    A fórmula geral dos alcanos e a dos alcinos, respectivamente, estão representadas na alternativa:
a) CnH2n e CnH2n+2           b) CnH2n-2 e CnH2n
c) CnH2n+2 e CnH2n           d) CnH2n+2 e CnH2n-2
e) CnH2n e CnH2n+2
6.    A fórmula molecular de um hidrocarboneto com a cadeia carbônica é
                        C = C — C = C—C  

a) C5H12   b) C5H10   c) C5H8   d) C5H6   e) C5H5

7.    O hidrocarboneto que apresenta a menor quantidade de átomos de H por molécula é:
a) metano        b) etano           c) eteno
d) etino           e) propino
 8.    Escreva a fórmula molecular dos carbonos alicíclicos (cadeia fechada) a seguir:

a) Cicloeptano       b) Cicloexano     c)Ciclopropano    d) Ciclobuteno